Organizando projeto (Autodesk 3DMAX)
A organização de qualquer projeto, na minha opinião, é fundamental para o sucesso do mesmo. Manter os arquivos organizados através do gerenciamento do próprio software, também agiliza a manipulação desses arquivos, já que texturas, arquivos 3D, etc são carregados e salvos de forma rápida.
No 3DMAX, para criar um projeto, acesse File > Set Project Folder…
Uma árvore de diretórios é criada no local determinado por você:
Descrição das pastas:
Pasta | Tipo de arquivos armazenados |
AutoBackup | Arquivos de backup do projeto atual, gerados automaticamente pelo recurso Auto Backup (Customize menu > Preferences > Preference Settings dialog > Files). |
BitmapProxies | Proxy de bitmaps. |
Downloads | Arquivos baixados pelo i-drop (saiba mais em: http://idrop.autodesk.com). |
Export | Arquivos exportados através do comando Export… (File > Export…). |
Expressions | Arquivos de texto usados por controles de expressão. |
Import | Tipos de arquivos que serão importados através do comando Import (File > Import…). |
Materials | Arquivos de biblioteca de materiais (MAT). |
Previews | Previews de renders e animações. Usando o Animation > Preview, envia a animação direto para essa pasta. |
RenderOutput | Imagens finais de render. |
RenderPresets | Arquivos de pré-configuração de render (Render Presets). |
Sceneassets\Animations | Arquivos de animação, incluindo formatos XAF, XMM, BIP, FIG, MFE, entre outros. |
Sceneassets\Images | Arquivos de imagens usados como texturas e mapas. |
Sceneassets\Photometric | Arquivos de luzes fotométricas no formato (IES). |
Sceneassets\RenderAssets | Arquivos do Mental Ray e outros arquivos de render, incluindo mapas de sombra, mapa de photons, mapa de final gather, arquivos (MI), e passos de render. |
Sceneassets\Sounds | Arquivos de áudio. |
Scenes | Arquivos (MAX). |
VideoPost | Arquivos do Video Post. |
O arquivo de extensão MXP, que fica na raiz da pasta de projeto criada, possui o nome do projeto e contém as configurações padrões do projeto específico, podendo ser alterado via editor de texto.