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Gerenciando cenas – Maya 2011

Outliner

O Outliner é um dos dois editores de gerenciamento de cenas no Maya (o outro é o Hypergraph). Para abrir o Outliner: Window > Outliner.

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O Outliner mostra a hierarquia de todos os objetos na cena. Através dele, pode-se expandir ou comprimir as ramificações de uma hierarquia (falarei sobre hierarquias mais pra frente). Ele também lista todos os objetos da cena incluindo os escondidos. Para esconder objetos: Display > Hide > escolha uma opção.

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Para fazer reaparecer um ou mais objetos específicos escondidos:

  1. Selecione os nomes dos objetos escondidos no Outliner
  2. Display > Show > Show selection

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Pode-se controlar que tipos de objetos serão listados através dos menus e o “text filter box”.

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Por exemplo, se você digitar *Cone* no text filter box e pressionar ENTER, somente os objetos que contenham esses caracteres em seus nomes, serão listados (a pesquisa é Case Sensitive).

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Clicando em qualquer node (elemento listado), seleciona o node na cena. Um duplo clique no nome do node pelo Outliner permite renomeá-lo.

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O Outliner é mais usado para duas funções:

  • Selecionar objetos em cenas complexas
  • Criar e alterar hierarquias entre objetos (falarei mais pra frente sobre isso).

Hypergraph

O Hypergraph mostra uma rede de retângulos, representando nodes, e linhas conectando-os, representando as relações hierárquicas. Para abrir o Hypergraph: Window > Hypergraph: Hierarchy ou Hypergraph: Connections.

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Você pode usar o Hypergraph para visualizar e editar hierarquias ou dependências (conexões de entrada (input) e saída (output) entre atributos).

É possível usá-lo para visualizar e editar conexões entre nodes, navegar da mesma forma que se navega nas viewports e marcar diferentes vistas da mesma cena e dar zoom entre elas.

Falarei mais sobre o Hypergraph quando entrarmos em hieraquias de objetos.