FROM THE BLOG

Navegação, Visualização e Manipulação de objetos no Softimage/XSI 2010

Navegação

A primeira coisa que se deve aprender num software 3D é como navegar nas viewports, ou seja, como manipular as vistas ortogonais e de câmera de forma prática e rápida. No XSI, para navegar, é necessário um dedo pressionando a tecla S e outro nos botões do mouse:

OBS: BE (LMB), BM (MMB) e BD (RMB) são respectivamente Botão Esquerdo do Mouse, Botão do Meio do Mouse e Botão Direito do Mouse. A primeira sigla é em português enquanto a seguinte é em inglês.

Orbit [S + BD (RMB)]

É a rotação da câmera ao redor dos objetos. O centro de rotação padrão é o centro da cena. Para rotacionar com centro em um ou mais objetos, selecione os objetos e tecle F (Frame). Isso faz com que os objetos sejam enquadrados na viewport e também passam a ser o centro de rotação da câmera. Quando mais objetos estiverem selecionados, o centro do Orbit é a média da posição dos Pivots dos objetos (falarei sobre Pivots em outro tutorial).

Pan [S + BE (LMB)]

É a translação, o deslocamento da câmera.

Dolly [S + BM (MMB)]

Parece um Zoom, mas não é. O zoom é criado pela movimentação das lentes de uma câmera, distorcendo a perspectiva. Dolly é a aproximação e afastamento da câmera em relação a um objeto. Também pode ser feito através do Scroll do mouse, mas é menos preciso.

Essa forma que eu descrevi acima é configuração padrão do XSI. Existe uma outra configuração que deixa a navegação semelhante a do Maya, porém, ao invés de usar Alt (como no Maya), continua-se usando a tecla S. Para alterar essa configuração, acesse File > Preferences… Na caixa de diálogo, escolha Tools > Camera. No grupo Nav, mude a opção em Nav Mapping para Maya (Orbit,Pan,Zoom):

xsi_navprimvis01

Dessa forma, a navegação passa a ser:

  • Orbit: S + BE (LMB)
  • Pan: S + BM (MMB)
  • Dolly: S + BD (RMB)

Eu prefiro assim.

Maximizando/Minimizando viewports

Para maximizar/minimizar uma viewport, basta posicionar o cursor sobre uma viewport (não é necessário selecioná-la) e pressionar a tecla F12:

xsi_navprimvis02

Inserindo e alterando primitivas poligonais

Para inserir uma primitiva poligonal, basta acessar Model > Get > Primitive > Polygon Mesh > escolher primitiva:

xsi_navprimvis03

Após escolher uma primitiva, esta é criada instantaneamente, sendo posicionada no centro da cena, ou seja, na coordenada 0,0,0 (origem). Toda vez que uma primitiva é criada, abre-se a Property Page (PPG), que é uma caixa de diálogo contendo as configurações daquela primitiva:

xsi_navprimvis04

Se a PPG for fechada e você quiser acessar as configurações da primitiva, basta selecionar o objeto (é só clicar nele) e pressionar a tecla ENTER. Além de permitir alterar os parâmetros da primitiva, a PPG possui o campo Name, onde você tem a possibilidade de dar um nome específico para o objeto (recomendo para organização).

OBS: caso existam mais objetos na cena, se você tentar abrir a PPG de outro objeto, esta substituirá a PPG que já estava aberta. Para manter mais PPG abertas ao mesmo tempo, click no ícone Lock. A PPG que estiver com o Lock habilitado, não será substituída,  se mantendo aberta.

Outro lugar onde é possível renomear um objeto é através do painel KP/L, localizado no canto inferior direito:

xsi_navprimvis05

Onde estiver o nome original do objeto, basta renomear e teclar ENTER.

OBS: O XSI nunca permite que dois objetos tenham o mesmo nome. Se você tentar nomear um objeto com um mesmo nome de outro objeto existente, o XSI acrescentará um número em sequência no final do nome dele (Objeto, Objeto1, Objeto2, etc.).

Assim como o Maya, é possível alterar as coordenadas de posicionamento do objeto, rotação e os valores de redimensionamento através do grupo Local Transform. Isso também é possível fazer no painel MCP, no grupo Transform. É que o painel KP/L é usado para animação.

Modos de visualização de objetos

No XSI, cada viewport permite ter configurações independentes. Ao inserir uma primitiva, o modo de visulização padrão é o Wireframe (aramado) onde só as edges do objeto ficam a mostra. Porém, existem outras forma de visualizar os objetos:

xsi_navprimvis06

  • Wireframe: mostra somente as edges.
  • Bounding Box: mostra o objeto em forma de caixa wireframe. É uma forma de visualização leve para viewport.
  • Depth Cue: mostra somente as edges, porém em profundidade. As edges que estão por trás do volume não são mostradas.
  • Hidden Line Removal: mostra somente as edges, sem mostrar as que estão por trás do volume.
  • Constant: mostra apenas a silhueta do objeto.
  • Shaded: mostra o volume do objeto e o brilho do material.
  • Texture: mostra textura (imagem) aplicada no objeto e brilho do material.
  • Texture Decal: mostra textura (imagem) aplicada no objeto desprezando o volume do mesmo.

xsi_navprimvis07

  • Headlight: literalmente, luz na cabeça. Porém aqui, na câmera. Permite ver sempre o objeto sem áreas de sombras que escondam alguma parte dele, quando orbitamos a câmera.
  • Wireframe On Shaded: mostra as edges do objeto junto com o volume.

Para usar o modo X-Ray (Raio X), que permite ver o objeto em transparência, acesse o menu Display Type > Display Options… No grupo Shaded Mode, habilite o XRay Mode:

xsi_navprimvis08

Para ligar/desligar o Grid (linhas quadriculadas no fundo das vistas ortogonais e plano quadriculado presente na vista de câmera), basta posicionar o cursor do mouse sobre uma viewport e teclar G.

Manipulando objetos

xsi_navprimvis09

Selecionar (Barra de Espaço)

Seleciona objetos sem movê-los, rotacioná-los ou alterar sua dimensão. Para selecionar, basta clicar sobre o objeto ou fazer uma janela de seleção cruzando o objeto ou mantendo-o dentro dessa seleção. Para selecionar mais de um objeto, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto seleciona. Para retirar objetos de uma seleção, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto “desseleciona” os objetos.

Mover (V)

Muda a posição de um ou mais objetos na cena. Se selecionar um dos eixos do move (setas coloridas), o objeto será movimentado apenas na direção daquele eixo. Se selecionar o quadrado central amarelo, o movimento será livre nos 3 eixos (nas vistas perspectiva e de câmera) ou em dois eixos (vistas ortogonais). Se posicionar o cursor entre dois eixos, o quadrado amarelo central fica na perspectiva do plano formado pelos dois eixos, possibilitando movê-lo apenas naquele plano.

Rotacionar (C)

Altera a rotação de um ou mais objetos na cena. Se selecionar um dos eixos do rotate (arcos coloridos), o objeto será rotacionado apenas ao redor daquele eixo. Se selecionar a área interna dos arcos, a rotação será livre nos 3 eixos. Se selecionar o arco preto, a rotação será feita através de um eixo imaginário perpendicular à vista atual.

Redimensionar (X)

Altera a dimensão de um ou mais objetos na cena. Se selecionar um dos eixos do scale (quadrados coloridos), o objeto será redimensionado apenas na direção daquele eixo (redimensionamento não uniforme). Se selecionar o quadrado central amarelo, o redimensionamento será uniforme em qualquer vista. Se posicionar o cursor entre dois eixos, o quadrado amarelo central fica na perspectiva do plano formado pelos dois eixos, possibilitando o redimensionamento apenas naquele plano.