FROM THE BLOG

Transferindo UVs de um objeto para outro no Maya

Existem situações em que temos na mesma cena objetos iguais. Por exemplo: um carro possui 4 rodas e 4 pneus idênticos. Você pode modelar uma roda, gerar as Uvs e depois copiar o objeto. Isso garante que as cópias terão as mesmas UVs do objeto original. Mas caso queira deixar para gerar as UVs depois de ter feito as cópias, é possível transferir as UVs do objeto original para as cópias. Não é necessário nenhum plugin. Basta acessar o menu Mesh > Transfer Attributes.

Selecione primeiro o objeto de origem, ou seja, o que possui as UVs corretas e depois selecione o objeto de destino, para o qual as UVs serão copiadas. Depois, abra o Transfer Attributes:

transfuvs01

As opções que julgo mais importantes para transferência de UVs estão no grupo Attribute Settings, em Sample settings. Nos meus testes, as opções que funcionaram melhor foram a Component e a Local, mas você pode testar as outras. Abaixo, segue uma explicação tirada do Help a respeito dessas opções:

Local

Essa opção funciona corretamente somente se os objetos tiverem valores de transformações (Translate, Rotate e Scale) idênticos. Para “zerar” os valores dos dois objetos, use  Modify > Freeze Transformations.

Component

Com essa opção, os atributos de um objeto são transferidos diretamente de componente para componente. Sendo assim, os objetos devem ser idênticos.

Abraço,