Introdução ao render – Maya
Este post tem a finalidade de mostrar as principais ferramentas para render. É uma introdução e um guia rápido para começar a trabalhar com render pelo Maya Software. O Maya possui 4 renderizadores:
- Maya Software (padrão): não gera iluminação fisicamente correta, nem materiais reais. É o método “old school”.
- Mental Ray: gera GI e possui materiais reais e outros efeitos fisicamente corretos.
- Maya Hardware: renderiza previews usando a placa de vídeo, passos específicos e partículas específicas.
- Maya Vector: gera imagens em vetor ou estilo vetor.
Para visualizar na viewport o enquadramento correto da cena, habilite o Resolution Gate:
O tamanho final do render, mostrado no Resolution Gate, é configurado dentro do Render Settings, grupo Image Size:
O Render Settings também pode ser acessado através do menu Window > Rendering Editors > Render Settings.
Para visualizar a imagem na Render View, basta clicar no botão Render the current frame (renderizar frame atual). Isso fará com que a Render View seja aberta e o render comece no mesmo instante. Se você clicar no botão Open Render View, esta será aberta, porém, sem gerar render. Se nenhum render tiver sido feito antes, a Render View mostrará uma imagem preta, caso contrário, ela mostrará o(s) último(s) render(s) feito(s). Para renderizar a partir da Render View, basta clicar em Redo Previous Render (veja mais abaixo):
- Redo Previous Render: renderiza imagem no frame atual
- Render Region: renderiza somente a área onde foi feita uma janela de seleção. Clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer parte da imagem renderizada e arraste o mouse para desenhar uma área retangular, de borda vermelha. Solte o botão e clique em Render Region. Isso fará um render somente dessa área.
- Snapshot: mostra a imagem da viewport no lugar da imagem renderizada. Isso é bom, pois gera uma referência para se usar o Render Region, caso nenhum render tenha sido feito previamente.
- Open Render Settings window: abre as opções de render.
- Display RGB Channels: mostra a imagem colorida, ou um dos canais RGB, ou em tons de cinza (Luminance). Clique com o botão direito sobre este botão para ter acesso a essas opções.
- Dislay Alpha Channel: mostra o canal Alpha da imagem renderizada.
- Display Real Size: na render view, é possível usar o Pan e o Zoom, da mesma forma que na viewport. Depois de dar um Zoom Out ou Zoom In na imagem, clique neste botão para que a imagem seja mostrada no tamanho real.
- Keep Image: mantém uma cópia da imagem renderizada na Render View. Ao fazer outro render, tanto a imagem anterior quanto atual ficam na render view para comparação.
- Remove Image: deleta imagens mantidas com o botão Keep Image.
- Renderizador Atual: permite escolher o renderizador.
Por padrão, algumas informações são mostradas embaixo da imagem renderizada:
- Tamanho da imagem: mostra o tamanho final da imagem gerada, configurada no Render Settings.
- Zoom: mostra a quantidade de zoom atual na Render View, usando Alt + Botão Direito. O valor 1 significa imagem sem zoom (clique no botão Display Real Size).
- Renderizador atual: mostra o nome do renderizador usado para gerar a imagem atual.
- Frame: especifica qual frame foi renderizado.
- Tempo de render: mostra o tempo que a imagem levou para ser gerada.
- Câmera: mostra de qual vista a imagem foi renderizada.
Para salvar a imagem gerada na Render View, acesse o menu da Render View: File > Save Image…
Para escolher qual vista será renderizada na Render View, acesse o menu da Render View: Render > Render > escolha vista . O mesmo pode ser feito com o Snapshot: Render > Snapshot > escolha vista.
Por padrão, o renderizador usado no Maya é o Maya Software. Se você tentar renderizar uma imagem cujas luzes projetam sombras do tipo Raytrace ou que tenham materiais no qual o valor do campo Reflectivity seja maior que 0 (zero), deve-se habilitar a engine Raytrace, no Render Settings. Caso contrário, sombras Raytrace não serão geradas, assim como os reflexos dos materiais, pois os reflexos reais são Raytrace. Para habilitar a engine Raytrace, acesse o Render Settings > Maya Software > Raytracing Quality e habilite a opção Raytracing:
Para renderizar animações, deve-se usar o Batch Render (modo Rendering > Render > Batch Render ):
Porém, antes, é necessário fazer algumas configurações no Render Settings:
Grupo File Output
File name prefix: nome base do arquivo de imagem que será gerada.
Image format: tipo de arquivo de imagem. Em animação, renderiza-se sequência de imagens, uma para cada frame.
Frame/Animation ext: define como será a nomenclatura dos arquivos que serão gerados. Por exemplo, se o nome definido em File name prefix tiver sido casa, a opção do Frame/Animation ext for name#.ext, e Image Format for TGA, então, os arquivos se chamarão casa1.tga, casa2.tga, casa3.tga e assim por diante (name = nome do arquivo; # = número do frame e ext = extensão do arquivo).
Frame padding: define quantos dígitos haverão na nomenclatura do frame. Por exemplo, no valor padrão (1), a nomenclatura fica casa1.tga, casa2.tga, etc. Com valor 3, fica casa001.tga, casa002.tga, etc.
Grupo Frame Range
Nota: se o campo Frame/Animation ext estiver com o valor padrão name (Single Frame) ou name.ext (Single Frame), o grupo Frame Range estará desabilitado.
Start Frame: define o início da renderização da animação, ou seja, a partir de qual frame a animação deve ser renderizada.
End Frame: define o final da renderização da animação, ou seja, até que frame a animação deve ser renderizada.
Grupo Renderable Cameras
Renderable camera: define a vista que será renderizada.
Cor do Background da imagem
A cor de fundo (background) está atrelada à câmera. Ou seja, se houver mais de uma câmera, cada uma pode gerar uma cor diferente para o fundo. Para alterar esse atributo, selecione a câmera (pode ser pelo Outliner – Window > Outliner, ou pelo ícone da viewport). No Attribute Editor, procure pelo grupo Environment e altere o valor de Background Color:
Abaixo, segue um render com a cor de fundo alterada para azul:
Qualidade do render
Por último, para aumentar a qualidade do render no Maya Software, acesse Render Settings > Maya Software > Anti-aliasing Quality e configure os campos Quality e Edge anti-aliasing, usando os presets existentes. Quanto melhor a qualidade, maior o tempo de render:
Mais uma vez, esse post é só uma introdução e um guia rápido, sendo assim, só os principais atributos foram mostrados. Posts futuros discutirão essas mesmas áreas de forma mais profunda e abordarão outras áreas que não foram mostradas aqui. Qualquer dúvida, entre em contato.