FROM THE BLOG

Ferramentas de seleção – Softimage/XSI

Os modos de seleção podem ser acessados através do painel Select, como mostrado na imagem abaixo:

selecao

Rectangle (F7)

É o modo padrão de seleção. A seleção é feita através de uma janela retangular. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados.

Lasso (F8)

A seleção é feita desenhando a mão livre a área de seleção. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados.

Freeform (F9)

A seleção é feita através do desenho de uma linha à mão livre. Todos os objetos que cruzem a linha de seleção, são selecionados. É ideal para criar malha através de Loft, pois ele leva em consideração a ordem em que as curvas são selecionadas.

Raycast (F10)

Clique com o botão esquerdo do mouse e saia arrastando. Nesse modo de seleção, os únicos objetos selecionados são os que o cursor passar por cima. Objetos que estejam atrás, não são selecionados.

Rectangle Raycast (Shift + F10)

A seleção é feita através de uma janela retangular. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados. Os objetos que estão atrás de outros objetos, não são selecionados.

Paint (Pints, Edges, Polygons) (F11)

Esse modo só funciona se o objeto estiver previamente selecionado e com um modo de componente (vértice, edge ou polígono) acionado. Com o Paint, é possível pintar a seleção do componente acionado na malha.

Para diminuir o tamanho do brush: Botão do Meio + Arrastar para Esq
Para aumentar o tamanho do brush: Botão do Meio + Arrastar para Dir

Para sair do modo Paint, tecle Esc.

Grande abraço,