FROM THE BLOG

Modelando o cabo de uma escova de dentes no Maya

Nesse tutorial, mostrarei o uso de algumas ferramentas para modelar poligonalmente o cabo de uma escova de dentes. Lembrando que toda vez que usar uma ferramenta do Edit Mesh, suas opções ficarão guardadas no histórico da malha (campo INPUTS do Channel Box). Assim, após aplicar uma determinada ferramenta como Bevel, por exemplo, é possível ajustar seus parâmetros acessando-os pelo histórico.

As imagens completam as informações dos textos. Vamos lá:

Insira um cilindro (Create > Polygon Primitives > Cylinder) no centro da cena, seguindo as configurações da imagem abaixo:

escova_dentes_01

Alongue-o usando a ferramenta Scale (R) no eixo Y:

escova_dentes_02

Selecione as faces (F11) centrais de cada extremidade e aumente um pouco a dimensão do conjunto usando o Scale. Depois, mova as mesma faces na direção Y:

escova_dentes_03

Agora, selecione as faces centrais da extremidade direita e extrude-as:

escova_dentes_04

Insira um Cube (Create > Polygon Primitives > Cube) e altere suas proporções usando o Scale conforme imagem abaixo:

escova_dentes_05

Usando a ferramenta Insert Edge Loop Tool, insira dois edge loops equidistantes na longitudinal:

escova_dentes_06

Selecione as edges dos cantos e reposicione-as usando Scale:

escova_dentes_07

Insira um novo edge loop no meio da altura da cabeça da escova e mais três na transversal:

escova_dentes_08

Selecione as faces localizadas na parte de baixo da cabeça e redimensione com Scale nas direções X e Z:

escova_dentes_09

Insira um novo edge loop na parte de baixo e, com Scale, tente arredondar essa parte. Selecione as edges de baixo (mostradas na figura abaixo e à direita) e reposicione-as com Scale até ficarem alinhadas com as edges existentes do cabo:

escova_dentes_10

Insira mais um edge loop no cabo de forma que fique alinhado com o edge loop recém criado na parte de baixo da cabeça. Insira também, um edge loop no centro longitudinal da cabeça e do cabo:

escova_dentes_11

Selecione os vértices da cabeça (mostrados abaixo) e reposicione-os com Scale a fim de arredondar a parte da frente da cabeça:

escova_dentes_12

Agora, vamos unir as duas partes através de uma operação Booleana. Selecione os dois objetos e una-os com Mesh > Booleans > Union. Se quiser, pode apagar o histórico da modelagem feita até agora:

escova_dentes_13

Para facilitar o trabalho, vamos dividir o cabo em duas partes e fazer uma cópia instaciada (o que se fizer em uma, será feito na outra ) e espelhada. Mas antes, é necessário completarmos o edge loop central longitudinal, na parte de trás. Faça isso usando a ferramenta Split Polygon Tool. Clique numa edge com o botão direito, mantenha pressionado e arraste até encontrar um vértice. Assim, ele não ultrapassa o vértice. Nessa posição (em cima do vértice) solte o botão. Em seguida, selecione outra edge e arraste até outro vértice e solte. Uma nova edge será criada já com seus vértices soldados nos existentes:

escova_dentes_14

Agora, pela vista frontal, selecione metade das faces e delete-as (Del). Com a metade restante, faça uma cópia espelhada e instanciada usando as opções do Edit > Duplicate Special:

escova_dentes_15

Por causa da operação booleana, algumas faces e vértices precisarão de ajustes. No meu caso, tive que deletar algumas faces e soldar alguns vértices usando o Merge Vertex Tool:

escova_dentes_16

É legal ajustar as posições de alguns vértices para deixar o edge loop da malha mais correto, como os vértices da ponta da cabeça:

escova_dentes_17

Agora precisamos criar mais edge loops para que ao subdividirmos a malha, consigamos a forma correta, como a de arestas mais marcadas. Para isso, pode-se usar o Bevel. bastando selecionar os edge loops desejados:

escova_dentes_18

escova_dentes_19

Insira um edge loop próximo a junção do cabo com a cabeça para marcar bem esse vinco:

escova_dentes_20

Novamente, selecione o edge loop abaixo e aplique um Bevel:

escova_dentes_21

Insira mais dois edge loops nas partes de cima e de baixo, como mostrado abaixo:

escova_dentes_22

Vamos adicionar alguns detalhes ao cabo. Insira dois edge loops transversalmente. Entre eles, adicione mais 10 edge loops equidistantes e, com esses edges selecionados, aplique um Bevel:

escova_dentes_23

Feito isso, vamos unir as duas partes. Selecione-as e dê um Combine. Depois, selecione os vértices do centro, na vista frontal, dê um Merge nesses vértices. Assim, a malha toda ficará fechada. Não use um valor alto no Merge, se não ele soldará vértices indesejados:

escova_dentes_24

Selecione as faces do detalhe do cabo e extruda-os com scale. Coloque os mesmos valores em Scale X e Y:

escova_dentes_25

Selecione as edges do detalhe e aplique o Bevel:

escova_dentes_26

Pronto. Para ver a malha suavizada, tecle 3. Para voltar ao modelo Low Poly, tecle 1.

escova_dentes_27

Dúvidas, entre em contato.

Abraço,