Opções de visualização – Maya
No Maya, cada viewport permite ter configurações independentes, através do menu presente em cada uma, contendo as mesmas opções. Ao inserir uma primitiva, o modo de visualização padrão é o Wireframe (aramado) onde só as edges do objeto ficam a mostra. Porém, existem outras forma de visualizar os objetos:
- Wireframe (4): mostra apenas as edges do objeto.
- Shaded (5): mostra o volume do objeto.
- Wireframe on shaded: mostra o volume e as edges do objeto.
- Texture (6): se houver textura (procedural ou bitmap) aplicado no objeto, com esse modo habilitado é possível vê-la na viewport.
- Use all lights (7): se houverem luzes, o efeito da mesma é mostrado na viewport.
- X-Ray: mostra o volume do objeto, porém, com transparência.
No menu Shading da viewport, é possível ter acesso a outras formas de visualização:
- Flat Shade All: deixa facetado os volumes de todos os objetos.
- Flat Shade All: deixa facetado apenas os volumes dos objetos selecionados.
- Bounding Box: mostra todos os objetos como caixas em wireframe. É um modo de visualização leve, para deixar a navegação na viewport mais rápida.
- Points: mostra o volume dos objetos porém baseados em pontos no espaço. Também é um modo de visualização leve, mas define melhor a forma dos objetos do que o Bounding Box.
Ainda no menu Shading, é possível alterar a espessura do wireframe através da opção Thicker lines… :
Se você clicar na opção Apply Current to All, todas as viewports terão a mesma configuração adotada na viewport atual:
Para ligar/desligar o Grid (linhas quadriculadas no fundo das vistas ortogonais e plano quadriculado presente nas vistas de perspectiva e de câmera), basta clicar no ícone Grid, no menu de cada viewport:
Caso queira ligar/desligar o grid para todas as viewports de uma vez só, acesse Display > Grid. Porém, ele respeitará a opção de grid já adotado para cada viewport. Ex.: se uma viewport estiver com o grid desligado, não adianta ligá-lo através do Display Grid.